Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Quais são os tipos de cronogramas

August 16, 2017

O cronograma talvez seja a ferramenta mais famosa do Gerenciamento de Projetos. É tão famosa que algumas pessoas, inclusive, acham que Gerenciar Projetos se resume a elaborar um cronograma.

Neste artigo, falaremos dos 3 tipos fundamentais de cronogramas que existem.

Gráfico de Gantt

 

O cronograma mais famoso e utilizado até hoje é o Gráfico de Gantt, também chamado de Gráfico de Barras ou Gantt Charts em inglês. 

Cada barra representa uma atividade.

Pelo gráfico de Gantt é possível ter uma visão geral das atividades que serão realizadas no projeto ao longo do tempo e também acompanhar a evolução do projeto, como por exemplo pelas barras pretas (que representam o planejado) e pelas barras cinzas (que representam o realizado).

 

[Curiosidade] O Gráfico de Gantt original,  na verdade, não apresenta o relacionamento (“linhas”) entre as atividades, como muita gente acha devido ao software MS Project. É somente, como o próprio nome diz: um gráfico de barras.

 

Cronograma de marcos

 

Chamado em inglês de Milestone charts. A ideia é a mesma do Gráfico de Gantt, mas com a diferença de que ele representa somente os marcos do projeto.

 

Diagrama de rede

 

Em inglês chamado de Project schedule network diagrams, este cronograma é o mais utilizado por ser possível visualizar todo o encadeamento do projeto. É bastante parecido com o Gráfico de Gantt, mas com a diferença que nele está representado também as relações de precedência entre as atividades. Neste cronograma também pode ser incluído os marcos.

 

 

Se você quer saber como elaborar um cronograma dê uma olhada neste artigo (clique aqui).

 

Sucesso!

Se você gostou desse artigo: compartilhe. É só clicar no botão mais abaixo. Também ficarei muito feliz em ouvir a sua opinião.

 

Abs e sucesso sempre!

 

WL

 

Ps: 

Se você quiser citar esse artigo ou parte dele em seu trabalho acadêmico basta copiar a referência a seguir: RIBEIRO, Wankes L. Quais são os tipos de cronogramas. Disponível em: http://www.wankesleandro.com/ Acesso em dd/mm/aaaa.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload