Em tempos de Transformação Digital e Ágil você precisa ter o mindset certo. Que tipo de mindset você tem?

Diversas organizações estão em processo de Transformação Digital ou de Transformação Ágil. Nesse contexto, é muito comum ouvir falar em mindset. 

 

Mindset é o nosso programa mental, o conjunto de pensamentos e crenças que cada um de nós temos e que determina diretamente como nós nos comportamos.

 

Mas que tipo de mindset você tem? O seu mindset é o mais adequado para períodos de transformação, seja ele qual for? Ou, "Dane-se o mindset! Eu sou inteligente. Meu QI é alto. E isso, me garante vantagem."

 

Vamos começar pela última afirmação. Em pesquisa recente da Stanford University, realizada pela Psicóloga Carol Dweck, que passou toda a sua vida profissional estudando atitude e performance, há evidencias de que ATITUDE É MELHOR PREDITOR DE SUCESSO DO QUE O QI (Inteligência convencional). Logo, mindset adequado vale mais do que ser inteligente (ter um bom QI).

 

Ainda segundo Carol Dweck, as pessoas podem ser divididas em 2 categorias:

  • Mindset Fixo (Fixed Mindset)

Se você tem este tipo de mindset, então você acredita que você é do jeito que é e nada fará você mudar. Esse mindset cria problemas quando você se depara com situações novas ou desafiadoras, pois se você entende que determinada situação está acima das suas possibilidades você simplesmente se desespera ou desiste.

  • Mindset Flexível (Growth Minset)

Se você acredita que com esforço pode lidar com situações novas ou desafiadoras, então você tem um mindset flexível! É comum pessoas com este tipo de mindset performarem melhor do que as pessoas com Mindset Fixo, mesmo tendo um QI inferior, pois elas adoram desafios e os entendem como oportunidades para aprender algo novo.

Você talvez tenha se reconhecido em algumas dessas frases ou reconhecido algum amigo ou parente seu. O ponto decisivo que define o tipo de mindset da pessoa é como ela lida com obstáculos e desafios. Para pessoas com Mindset Flexível obstáculos e desafios são bem-vindos.

 

"Isso não funcionou. Sorte que eu sou um solucionador de problemas. Então, vou tentar outra coisa agora." É assim que pessoas com Mindset Flexível vêem suas falhas. Para eles erro é informação. Carol Dweck

 

Independentemente do tipo do seu mindset, saiba que é possível desenvolve-lo. Para isso, listo aqui algumas dicas do Dr. Travis Bradberry, co-autor do best seller "Inteligência emocional 2.0: Você sabe usar a sua?" para ajudá-lo nessa tarefa.

 

1. Se sinta capaz

Em alguns momentos na sua vida talvez você se sinta incapaz. Isso é normal. A questão é você acreditar que irá superar essa situação. Motive-se! Sinta-se capaz. Inspire-se em alguma história. A internet é recheada de histórias de superação. Por exemplo:

  • Walt Disney foi demitido da empresa Kansas City Star por não ter imaginação e não ter boas ideias.

  • A famosa apresentadora Oprah Winfrey foi demitida de uma TV quando era âncora por ser muito emotiva.

  • Hal Elrod, autor do livro best seller "O Milagre da Manhã", conta neste livro que aos 20 anos foi atingido em cheio por um motorista bêbado e ficou desacordado por seis minutos, quebrou 11 ossos, sofreu danos cerebrais permanentes e ouviu dos médicos que jamais voltaria a andar. Ele desafiou a lógica da medicina, mostrando que poderia superar seus desafios. Hoje, aos 37, corre em ultramaratonas, é marido, pai e palestrante motivacional. Veja neste link um vídeo de menos de 10 min sobre o livro. 

Se eles conseguiram você também pode.

 

2. Use suas paixões

Pessoas de sucesso transformaram suas paixões em negócio ou as usaram como combustível para o sucesso. A Técnica 5/25, criada pelo Warren Buffet, é simples e bem prática para identificar suas paixões. Primeiro, liste as 25 coisas que você mais gosta de fazer. Depois risque as últimas 20 coisas e voilà! As 5 coisas remanescentes são as suas verdadeiras paixões.

Para motivá-lo, dê uma olhada neste artigo com 10 frases inspiradoras do criador da série Star Wars George Lucas para seguir suas paixões.

 

3. Faça pequeno, mas faça

Algumas pessoas congelam diante de um desafio ou novidade, às vezes por medo ou simplesmente por ansiedade. A ideia aqui é, mesmo nessas situações, aja! Faça pequeno, mas faça. Como diria o filósofo chinês Lao-Tse: "Uma viagem de mil milhas começa com um único passo."

Depois do primeiro passo, dê o segundo. E assim por diante.

Pessoas com Mindset Flexível dão o máximo de si, mesmo nos seus piores dias.

Ainda na linha da filosofia oriental, veja essa história do Bruce Lee.

Ele costumava correr todo dia 5km com um pupilo seu.

Certo dia, eles estavam próximos de completar 5km quando Bruce disse: "Vamos correr mais 2km." Seu pupilo estava muito cansado e disse: "Eu morrerei se correr mais esses 2km."

Então, Bruce respondeu: "Então, corra!"

Ao terminar os 2km, o pupilo chateado confrontou Bruce, que disse para ele: "Desista e você certamente morrerá. Sempre que você colocar limites em você, sejam eles físicos ou de qualquer tipo, ele irá se espalhar por todos os aspectos da sua vida. Não há limites. Existem níveis. E você não deve permanecer nele. Você deve sempre ir para o próximo nível. E se isso matar você, você morre. É simples. Um homem deve sempre superar seus níveis."

 

4. Trate erros como informação

Como dito anteriormente, pessoas com Mindset Flexível vêem erro como informação. Assim, o resultado alcançado, sendo ele positivo ou negativo, servirá como insumo para a próxima ação até que o resultado desejado seja alcançado.

 

5. Seja positivo 

Quando as coisas não acontecerem como desejado não reclame. Seja positivo. Reclamação é, obviamente, sinal de um Mindset Fixo. Um Mindset Flexível procura sempre por oportunidades. Pela beleza oculta em qualquer situação.

 

Enfim, monitore seu comportamento e policie-se para ter um Mindset Flexível. É simples! Basta você querer.

 

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.

 

* Me siga nas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn

* Siga minha hashtag #profwankesleandro

* Visite meu site: www.wankesleandro.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts