Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Meta SMART caducou!! Meta agora deve ser FAST.

October 17, 2018

 

Metas SMART tendem a ser conservadoras, focadas no desempenho do indivíduo e ignoram a importância de serem revisadas frequentemente.

 

Isso mesmo!! Você leu corretamente, SMART = ser conservador e individualista.

 

E quem disse isso foram os Professores Donald Sull e Charles Sull da MIT Sloan School of Management em um artigo recente de Junho de 2018. Veja aqui.

 

De acordo com o método SMART uma meta/objetivo deve ser:

  • Specific

  • Measurable

  • Achievable

  • Realistic

  • Time-bound

 

Em português, é comum usar o acrônimo METAS:

  • Mensurável

  • Específico

  • Temporal

  • Alcançável

  • Significativo

 

Esse método foi introduzido em 1954 por Peter Drucker, um dos mais consagrados gurus da Administração, ao apresentar a Gestão por Objetivos no livro “The Practice of Management”.

 

Atualmente, a gestão baseada em metas/objetivos é algo amplamente utilizado no mercado público e privado. É senso comum que Metas têm o poder de colocar uma Estratégia em ação, embora funcione somente quando (i) estão alinhadas com as prioridades estratégicas, (ii) leva-se em consideração a interdependência entre as unidades organizacionais e (iii) possibilita-se correções de curso ao longo do tempo. Sem essas 3 condições atendidas, é muito possível que um indivíduo alcance suas metas, mas não execute adequadamente a Estratégia corporativa.

 

Segundo os Professores Donald Sull e Charles Sull da MIT Sloan School of Management para colocar a Estratégia em ação, os líderes organizacionais devem definir metas/objetivos FAST ao invés de SMART.

 

FAST é o acrônimo para:

  • Frequently discussed

  • Ambitious

  • Specific

  • Transparent

 

Em português, podemos utilizar o mesmo acrônimo FAST:

  • (F) Frequentemente discutido

  • (A) Ambicioso

  • (S) Específico

  • (T) Transparente

 

Os autores chegaram a essa conclusão da necessidade de atualizar o termo SMART para FAST, analisando mais de meio milhão de metas de empresas como Google, Intel e Anheuser-Busch InBev, pioneiras em otimizar a abordagem da gestão baseada em metas/objetivos para alinhar e operacionalizar a Estratégia. Além disso, eles revisaram a produção acadêmica sobre definição de metas/objetivos.

 

As Metas, sugerem eles, devem ser:

 

1. FREQUENTEMENTE DISCUTIDAS (Frequently discussed)

Em muitas organizações a definição de metas é um ritual anual que se inicia com os Gestores sentando individualmente com cada subordinado para definir (em conjunto) as metas/objetivos para o ano. Na sequência, as metas/objetivos são cadastrados em uma planilha excel, ou sistema de gestão de desempenho (quando é mais evoluído), e logo logo são esquecidas. Quando o final do ano se aproxima, as metas são recuperadas e, normalmente, gestores e subordinados são surpreendidos com a distância entre as metas e o que foi realmente cobrado e feito na prática.

 

A pesquisa aponta ainda que as metas/objetivos devem ser revisados. Organizações em setores dinâmicos, como TI e Meios de Comunicação, revisam suas metas a cada 3 meses.

 

Entretanto, os autores ressaltam que o que interessa mesmo, mais até do que elaborar a meta, é corriqueiramente utilizar as metas como parâmetro para priorizar iniciativas, alocar recursos e atender demandas de colegas de outros times.

 

70% dos gestores dizem desejar discutir mensalmente como eles estão indo em relação as suas metas

 

Diversas organizações de alto desempenho, como Microsoft, IBM e Accenture, recentemente incorporaram, no seu tradicional processo de avaliação de desempenho, frequentes discussões sobre como os colaboradores estão performando em relação as suas metas.

 

2. AMBICIOSAS (Ambitious)

Metas ambiciosas minimizam a tendência das pessoas em definirem e perseguirem metas conservadoras, que é uma tendência natural quando o mindset é que sejam Alcançáveis (Achievable).

 

Como diria o Marcel Telles da AB InBev, “o ideal são metas quase impossíveis, mas não impossíveis.” 

 

3. ESPECÍFICAS (Specific) com métricas e marcos

A habilidade de traduzir metas em métricas e marcos possibilitam melhoria significativa no desempenho de indivíduos e times de diversas formas, como por exemplo ajudam a detalhar como os objetivos estratégicos serão alcançados; e a identificar quais entregas realmente importam, ao relacioná-las com as atividades e KPIs.

 

4. TRANSPARENTES (Transparent)

As metas devem ser transparentes, públicas. Quando as metas são de conhecimento de todos, ao invés de privadas, possibilitam um aumento do desempenho pela pressão dos pares, competição e pela colaboração. Além disso, quando as metas do nível estratégico são de conhecimento de todos, os indivíduos e times conseguem se alinhar na mesma direção.

 

Empresas tecnológicas como Google e Netflix utilizam a abordagem chamada OKR (Objectives and Key Results) para colocarem os princípios FAST na prática.

 

OKR - Objectives and Key Results

OKR é um framework para implementar estratégias, que consiste em definir Objetivos (Objectives) e respectivos Resultados-Chave (Key Results), que servirão para medir o progresso dos Objetivos. Além disso, cada OKR também podem ter Iniciativas para detalhar o trabalho necessário para atingir os Resultados-Chave.

 

Segundo organizações que usam OKR, alguns benefícios são: foco, transparência e alinhamento.

 

Há pouco tempo atrás eu publiquei uma Curadoria de Conhecimento sobre OKR (procure na minha timeline no Instagram), em que indiquei artigos, vídeos e site. Aqui você pode assistir a um dos vídeos que indiquei e que explica o OKR. 

 

 ---

Com base nisso tudo, estejamos atentos na hora de elaborarmos nossas Metas FAST. Certamente, elas serão mais dinâmicas, simples, sintéticas e diretas, que as Metas SMART.

 

Vejo essa mudança de forma muito positiva e com impactos em todas as áreas da gestão.

 

No campo da Gestão de Projetos, por exemplo, o Canvas de Projetos (Canvas Project Design), que desenvolvi com o Prof. Helber Vieira, já preconiza que o projeto tenha um Objetivo simples e curto, aderente ao princípio FAST. Baixe o Canvas PD aqui.

 

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe. 

 

* Me siga nas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn

* Siga minha hashtag #profwankesleandro

* Visite meu site: www.wankesleandro.com