Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Dica Ágil: use a técnica da estrela do mar para avaliar trabalhos realizados

August 7, 2018

 Hoje o artigo será bem prático e instrumental.

 

Vou compartilhar com vocês uma técnica muito simples que uso para obter feedbacks e avaliar com a minha equipe o trabalho realizado. É útil para as Reuniões de Retrospectiva (Sprint Retrospective), prevista no Scrum, e também na conclusão de treinamentos.

 

Chama-se: Método da Estrala do Mar (Starfish Method). É excelente para levar o time, de forma leve, a refletir sobre o que deu certo e errado, o que pode ser evitado e feito para reduzir erros, e identificar melhorias, que podem resultar em simples acordos entre os membros para fazer as coisas de forma diferente e também na definição de regras formais.

 

E o melhor de tudo: a aplicação da técnica e a obtenção de bons resultados independem do nível de maturidade do time.

 

Vamos a ela.

 

1. Desenhe em um quadro 5 retas saindo de um mesmo ponto. O desenho ficará parecendo com uma estrela do mar.

2. Em cada um dos 5 espaços entre as linhas escreva: Começar, Continuar, Parar, Mais e Menos.

 

  • Começar (O que o time deverá começar a fazer?): neste espaço os membros do time deverão colocar as suas sugestões para melhorar o trabalho, como novas técnicas, práticas, ferramentas etc

  • Continuar (O que o time deve continuar fazendo?): aqui deve ser compartilhado o que aconteceu de bom e deve ser mantido.

  • Parar (O que o time deve parar de fazer?): área destinada as práticas, técnicas etc que não deram certo ou não foram positivas e por isso devem deixar de ocorrer.

  • Mais (O que o time deveria fazer mais?): aqui deve ser compartilhado as práticas, técnicas etc que deram certo ou foram positivas, e que poderiam ser feitas/realizadas mais vezes ou melhoradas.

  • Menos (O que o time deveria fazer menos?): espaço para registrar as práticas, técnicas etc que foram feitas/realizadas mas não são tão positivas ou efetivas, apesar de necessárias, e deve ser evitadas. 

3. Distribua Post its entre o membro da equipe. Explique os espaços e solicite que cada um registre a sua opinião no Post it e cole no espaço que quiser, na quantidade que desejar.

 

4. Depois que todo mundo tiver registrado sua opinião, os Post its podem ser lidos e discutidos pelo grupo.

 

Dica para melhor utilização:

  • Não indique ordem de preenchimento ou conduza o preenchimento. Deixe as pessoas livres para registrarem o que quiserem no espaço que desejarem.

  • A própria pessoa deve escrever sua opinião no Post it e ela mesma deve colar no espaço que deseja. Sem intermediários ou "atravessadores.

  • As pessoas devem ser orientadas a não criticarem ou emitir opinião sobre o Post it do outro.

É isso! Simples, não é?

 

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.

* Me siga nas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn

* Siga minha hashtag #profwankesleandro

* Visite meu site: www.wankesleandro.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us