Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Você tem perfil Empreendedor? Entenda e faça um teste

January 26, 2017

Os Empreendedores são a chave para o desenvolvimento econômico, para que ocorram inovações, para que o mundo mude e evolua.

Todo empreendedor tem algumas características marcantes na sua personalidade, como por exemplo:

  • têm iniciativa

têm ideias e correm atrás para torna-la real

  • têm acabativa

não adianta nada ter iniciativa e abandonar a concretização da ideia no meio do caminho. Eles vão até o fim.

  • são auto-confiantes e comprometidos

acreditam nas suas capacidades, mas também procuram melhora-las por meio do estudo e da colaboração. Além disso, dedicam-se de corpo e alma.

  • assumem o risco

isso não quer dizer que são inconsequentes. Pelo contrário, calculam o risco. Sabem exatamente o que podem ganhar e o que podem perder. E estão dispostos a perder, se for o caso.

 

Você perceberá que você mesmo têm algumas dessas características na sua personalidade. Algumas mais fortes, outras mais fracas, mas tem. Afinal, todos nós em algum momento, ou com muita frequência, sentimos a necessidade de mudar alguma coisa nas nossas vidas, no ambiente em que vivemos. Nem que seja para nos manter dentro da famosa zona de conforto.

 

Estudos e correntes modernas como o Coach, preconizam que é possível desenvolvermos e reforçarmos comportamentos que desejamos. Assim, é possível você se tornar um bom Empreendedor e ser reconhecido por isso.

 

Nesse contexto, talvez uma pergunta que você esteja pensando agora é: por onde começo?

Primeiro, é interessante você descobrir que tipo de empreendedor você é para poder identificar seus pontos fortes e fracos, as suas motivações e o que te inspira.

Em segundo lugar, eu pessoalmente recomendo você a começar pelo seu ponto mais fraco. O motivo é o seguinte: imagine uma corrente formada por 100 elos. Se a corrente foi feita para aguentar 1 tonelada, mas tem 1 elo que só aguenta 500kg: quanto na prática a corrente aguentará? .............................. Exatamente, 500kg!! Ou seja, o que determina quanto a corrente aguenta é o seu elo mais fraco. Assim, fazendo um paralelo, o que determinará o quão bom você será como Empreendedor, será a sua característica mais fraca. E é por isso  que eu recomendo você a começar pelo seu ponto mais fraco. 

 

Para te ajudar a iniciar esse processo de autodesenvolvimento, gostaria de te apresentar (para quem não conhece) a Endeavor Brasil, que é uma organização muito legal, que existe para multiplicar o número de empreendedores de alto crescimento e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Eles apoiam empreendedores, compartilham histórias e aprendizados, e promovem estudos para entender e direcionar o ecossistema empreendedor no país. Vale muito a pena dar uma visitada no site deles (clique aqui). Retomando o assunto... a Endeavor tem um teste online para você descobrir o seu perfil. Clique aqui, faça o teste e mãos a obra. 

 

Por fim, só queria desmistificar um ponto que é muito comum de ouvir por aí: "Empreendedores são empresários ou comerciantes". O Empreendedor não é só aquela pessoa que tem um negócio. É possível empreender também como funcionário. Dentro de uma organização. Chamamos isso de: Intraempreendedorismo.


O Empreendedor: tem sensibilidade para reconhecer oportunidades no mercado. Inova, cria e/ou proporciona melhorias em produtos e serviços que são percebidos como de valor pelo mercado

 

O Intraempreendedor: tem sensibilidade para reconhecer oportunidades na organização em que trabalha. Inova, cria e/ou proporciona melhorias em processo, produtos e serviços que são percebidos como de valor para a organização.

 

Abs e sucesso sempre!

 

WL

 

Ps: 

Se você gostou do artigo compartilhe no Facebook. É só clicar no botão mais abaixo.

 

Se você quiser citar esse artigo ou parte dele em seu trabalho acadêmico basta copiar a referência a seguir: 

RIBEIRO, Wankes L. Você tem perfil empreendedor? Disponível em: http://www.wankesleandro.com/ Acesso em dd/mm/aaaa.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us