Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Questão de ordem: o ciclo de vida de um projeto é Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento

December 1, 2016

Qual é o ciclo de vida de um projeto? É comum ouvir a resposta: - “Iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento”.

 

Apesar de esta resposta ser aceita por muitos como certa, ela acaba gerando alguns problemas de entendimento quanto ao que acontece na prática do gerenciamento de projetos. Essa visão prejudica inclusive e principalmente o entendimento das mudanças nos projetos.


Neste artigo, o ciclo de vida de um projeto e as fases que o compõe serão apresentadas e explicadas. Do mesmo modo serão explicados os grupos de processos e suas interações durante todo o ciclo de vida de um projeto. Ao final, o leitor entenderá porque o Monitoramento e Controle não é uma fase do ciclo de vida de um projeto.

 

Este artigo, na verdade, é a base para o entendimento das mudanças nos projetos.

 

O ciclo de vida de um projeto

As fases de um projeto formam o ciclo de vida do projeto e como tal servem para alinhar expectativas acerca do que acontecerá em cada fase. Isto é, assim como os seres-humanos têm um ciclo de vida (nascimento, infância, adolescência, vida adulta, melhor idade e morte) e para cada uma das fases que compõem o ciclo de vida são esperados comportamentos, situações e acontecimentos, os projetos também têm o seu ciclo de vida, a saber: iniciação, planejamento, execução e encerramento.

Na teoria e na prática, sempre, o projeto é Iniciado, depois Planejado, em seguida Executado e, por fim, Encerrado. Isso mesmo, sempre, depois da Execução, vem o Encerramento do projeto, e não o Controle. Afinal, qual seria o sentido de controlar algo depois da execução já ter sido realizada?

 

Consolidando, o ciclo de vida de um projeto é: 

• Iniciação 

Fase em que a idéia do projeto se materializa, o projeto é formalizado, assim como o Gerente do projeto.

 

• Planejamento

Fase em que todas as atividades e a estratégia de execução do projeto será definida.

 

• Execução 

Fase em que todas e somente as atividades planejadas são executadas.

 

• Encerramento

Fase em que é formalizado o fim do projeto.

 

 

Todos os projetos podem, genericamente, ser enquadrados neste ciclo de vida: iniciação, planejamento, execução, encerramento

As fases: Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento, são aplicáveis a qualquer projeto.

 

As sub-fases ou etapas, como por exemplo pré-teste, requisitos e estudo de viabilidade, são, normalmente, comuns a projetos de um mesmo setor, natureza ou organização. Esses exemplos são comuns nos projetos da indústria química, projeto de TI e projetos de engenharia, respectivamente.

 

As atividades, porém, são específicas e diferentes para cada projeto, pois são elas que correspondem à capacidade de um projeto gerar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

 

 

Por que os projetos são divididos em fases?

Além do motivo já exposto anteriormente (compor um ciclo de vida e ter uma expectativa de comportamento, situações e acontecimentos para cada fase do projeto), as fases servem também para organizar o esforço ao longo do tempo e para propiciar um controle mais eficaz sobre o projeto, gerando, ao final de cada fase, uma ou mais entregas.

 

Pode-se dizer que esse processo de dividir em fases para se obter organização e controle tem origem no pensamento cartesiano, criado por René Descartes, que apresenta, como uma das 4 etapas do pensamento, a Análise – dividir o todo em partes, tantas quantas forem possíveis e necessárias, de forma a ter partes menores mais fáceis de resolvê-las.

Em outras palavras, dividimos um projeto em fases para obtermos partes menores e mais fáceis de gerenciá-las.

 

E o Monitoramento e controle dos projetos?

O monitoramento e controle dos projetos, ou simplesmente controle, faz parte do processo de gerenciamento de projetos. Não é uma fase, pois se trata de uma ação constante, e não de uma etapa do ciclo de vida de um projeto.

 

Na verdade, o processo de controle dos projetos é uma boa prática recomendada para garantir a integração e interação entre as fases do projeto (iniciação, planejamento, execução e encerramento). Por isso, inicia-se com a fase de Iniciação do projeto e finaliza-se com o enceramento do projeto.

 

É o grupo de processos de monitoramento e controle dos projetos que garante o acompanhamento do desempenho do progresso do projeto, a identificação dos desvios (planejado x realizado) e a identificação das mudanças necessárias.

 

Conclusões

• o Ciclo de Vida de um projeto é composto pelas fases de Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento.

• o controle não faz parte do Ciclo de Vida dos projetos.

• o controle é uma ação constante e, por isso mesmo, ocorre concomitantemente ao Ciclo de Vida do projeto. 

• o controle compõe os grupos de processos considerados “boas-práticas” de gerenciamento de projetos, conforme o PMI®.

 

Como curiosidade, recentemente um aluno de MBA me perguntou: - “Professor, por que a 1ª área de conhecimento apresentada no PMBOK® é integração? Por que ela não é a última?”

Após pensar um pouco e reconhecer que nunca havia pensado nisso ou havia visto essa pergunta antes, respondi: “Acredito que é pelo motivo do 1º processo, a 1ª grande entrega que é produzida em um projeto, conforme o PMI®, ser o Termo de Abertura. E o Termo de Abertura é um produto da área de conhecimento de integração.” 

O que acham?

 

Abs e um ciclo de vida de muito sucesso!

 

WL

 

Ps: 

 

PMI® é abreviação de Project Management Institute e maiores informações sobre o PMI podem ser obtidos no site http://www.pmi.org/ (em inglês) ou http://www.brasil.pmi.org/ nos sites dos capítulos brasileiros do PMI, como: PMI SP http://www.pmisp.org/ , PMI Rio http://www.pmirio.org/ , PMI MG http://www.pmimg.org/ , PMI DF http://www.pmidf.org/ , PMI RS http://www.pmirs.org/ etc

 

Em Novembro/2016 eram 15 capítulos brasileiros do PMI®. Para saber os sites de todos os capítulos brasileiros do PMI acesse o site da Integração Nacional http://www.brasil.pmi.org/  

 

Foi utilizado como referência neste artigo:

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®) Quinta Edição. Project Management Institute, Inc. 2012.

 

Se você quiser citar esse artigo ou parte dele em seu trabalho acadêmico basta copiar a referência a seguir: 

RIBEIRO, Wankes L. Questão de ordem: o ciclo de vida de um projeto é Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento. Disponível em: http://www.wankesleandro.com/ Acesso em dd/mm/aaaa.

 

Share on Facebook
Share on Twitter