top of page

MVP ou Protótipo: qual é a diferença


Artigo Qual é a diferença entre MVP e Protótipo - Prof Wankes Leandro, www.wankesleandro.com

É muito comum as pessoas confundirem MVP - Minimum Viable Product (ou, em português, PMV - Produto Mínimo Viável) com Protótipo.

Ambos são úteis e têm tudo a ver com a lógica atual de “Falhar rápido para falhar melhor”, que quer dizer construir e lançar no mercado um produto/serviço, perceber a reação do cliente, ajustar o produto/serviço e lança-lo novamente - repetir este ciclo indefinidamente.

A primeira e talvez a principal diferença entre MVP e Protótipo é que o MVP está relacionado ao modelo de negócio, enquanto ao Protótipo ao produto/serviço comercializado pelo negócio.

O MVP serve para testar a viabilidade do negócio. O Protótipo para testar a viabilidade técnica do produto/serviço. Nesse sentido, o MVP fornece feedback para orientar o desenvolvimento do negócio; já o Protótipo fornece feedback para melhoria técnica do produto/serviço.

O MVP é a visão simplificada do produto/serviço final, enquanto o Protótipo é a visão reduzida do produto/serviço final. (Simplificada no sentido de que o MVP não tem todas as características do produto/serviço final. Reduzida no sentido de que o Protótipo pode ter todas as características do produto/serviço final, mas em uma escala menor.)

O que é MVP - Prof Wankes Leandro - www.wankesleandro.com

O MVP se resume em um produto/serviço com o mínimo de características que permitam ao Cliente utilizá-lo. O Protótipo também se resume em um produto/serviço com características mínimas, mas que não necessariamente o Cliente consiga utilizá-lo.

Por fim, todo MVP é um Protótipo, mas nem todo Protótipo é um MVP.

A figura abaixo resume as diferenças.

Diferenças entre MVP e Protótipo - Prof Wankes Leandro, www.wankesleandro.com

Para ajudá-los a criar um MVP, desenvolvi um Canvas. Para baixá-lo clique aqui.

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.

9.806 visualizações0 comentário
bottom of page