Recentemente a HSM publicou um artigo dizendo que Eric Almquist, head de analytics da consultoria Bain & Company, propôs uma atualização da famosa pirâmide das necessidades humanas do Maslow - leia este artigo na integra aqui.
Interessante não é?!
Pesquisando e discutindo sobre o assunto com outros colegas também professores da FGV descobri que a pirâmide da hierarquia de Maslow não foi construída por ele. Isso mesmo!!!
Em uma pesquisa simples na internet, você descobrirá que a famosa pirâmide é normalmente citada e atribuída a Maslow em seu artigo de 1943 ou seu livro de 1954.
O artigo de 1943 publicado na Psychological Review chama-se “A theory of human motivation”, tem 27 páginas, e nenhuma figura de pirâmide, somente citações sobre a hierarquia das necessidades.
O livro de 1954 chamado Motivation and Personality também não tem nenhuma pirâmide. Inclusive, neste livro não há sequer uma figura ou desenho!!
Segundo a Profa Phd Sarah Elaine Eaton da University of Calgary - Canadá, a icônica pirâmide da hierarquia das necessidade de Maslow é provavelmente uma interpretação do trabalho original.
No livro de 1943, nas páginas 388-389, há o seguinte trecho que talvez tenha motivado a representação do conceito da hierarquia das necessidades na forma de uma pirâmide:
"if I may assign arbitrary figures for the sake of illustration, it is as if the average citizen is satisfied perhaps 85% in his physiological needs, 70% in his safety needs, 50% in his love needs, 40% in his self-esteem needs and 10% in his self-actualization needs”
“Se eu puder atribuir arbitrariamente figuras para o bem da ilustração, seria como se o cidadão mediano fosse talvez satisfeito 85% em suas necessidades fisiológicas, 70% satisfeito em suas necessidades de segurança, 50% em suas necessidades sociais, 40% em suas necessidades de auto estima e 10% em suas necessidades de auto realização" (tradução livre)
O interessante é que ninguém sabe quem foi o autor dessa representação gráfica da hierarquia das necessidades de Maslow.
Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.
* Me siga nas redes sociais LinkedIn e Facebook | Visite meu site: www.wankesleandro.com
Comments