top of page

Surpresa: a Pirâmide das Necessidade NÃO é do Maslow


hierarquia de maslow, prof wankes leandro

Recentemente a HSM publicou um artigo dizendo que Eric Almquist, head de analytics da consultoria Bain & Company, propôs uma atualização da famosa pirâmide das necessidades humanas do Maslow - leia este artigo na integra aqui.

piramide de maslow e eric almquist, prof wankes leandro

Interessante não é?!

Pesquisando e discutindo sobre o assunto com outros colegas também professores da FGV descobri que a pirâmide da hierarquia de Maslow não foi construída por ele. Isso mesmo!!!

Em uma pesquisa simples na internet, você descobrirá que a famosa pirâmide é normalmente citada e atribuída a Maslow em seu artigo de 1943 ou seu livro de 1954.

O artigo de 1943 publicado na Psychological Review chama-se “A theory of human motivation”, tem 27 páginas, e nenhuma figura de pirâmide, somente citações sobre a hierarquia das necessidades.

O livro de 1954 chamado Motivation and Personality também não tem nenhuma pirâmide. Inclusive, neste livro não há sequer uma figura ou desenho!!

livro maslow 1954 mitivation and personality, prof wankes leandro

Segundo a Profa Phd Sarah Elaine Eaton da University of Calgary - Canadá, a icônica pirâmide da hierarquia das necessidade de Maslow é provavelmente uma interpretação do trabalho original.

No livro de 1943, nas páginas 388-389, há o seguinte trecho que talvez tenha motivado a representação do conceito da hierarquia das necessidades na forma de uma pirâmide:

"if I may assign arbitrary figures for the sake of illustration, it is as if the average citizen is satisfied perhaps 85% in his physiological needs, 70% in his safety needs, 50% in his love needs, 40% in his self-esteem needs and 10% in his self-actualization needs”

“Se eu puder atribuir arbitrariamente figuras para o bem da ilustração, seria como se o cidadão mediano fosse talvez satisfeito 85% em suas necessidades fisiológicas, 70% satisfeito em suas necessidades de segurança, 50% em suas necessidades sociais, 40% em suas necessidades de auto estima e 10% em suas necessidades de auto realização" (tradução livre)

O interessante é que ninguém sabe quem foi o autor dessa representação gráfica da hierarquia das necessidades de Maslow.

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.

* Me siga nas redes sociais LinkedIn e Facebook | Visite meu site: www.wankesleandro.com

5.939 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page