Elaborar um cronograma é muito simples. São somente 4 passos. Veja abaixo.
Se você quiser saber quais são os três tipos básicos de cronograma clique aqui.
Passo 1: Identificar as atividades
A identificação das atividades é baseada na EAP/WBS do projeto.
Isto é, para identifica-las basta perguntar para cada pacote de trabalho (último nível da EAP/WBS): COMO eu faço esse trabalho?
A resposta será uma série de atividades.
Por exemplo, se um pacote de trabalho é: Compra de material; basta perguntar: COMO eu faço para comprar material? A resposta poderia ser:
1 - Especificar material
2 - Identificar fornecedores
3 - Solicitar orçamento
4 - Realizar pedido
5 - Realizar pagamento
Neste exemplo, do pacote de trabalho "Compra de material" surgiram 5 atividades.
Perceba que as atividades devem ser escritas com verbo no infinitivo.
Passo 2: Sequenciar as atividades
Após a identificação das atividades, devemos sequenciá-las.
Para isso, primeiro devemos entender que toda atividade é representada por uma barra. E a relação entre duas atividades (ou barras) é representada por uma seta que liga as duas.
A seta de ligação (também chamada de relação de precedência) pode partir ou chegar do início de uma barra e chegar ou partir do seu término.
A figura abaixo representa 3 tipos de relações de precedência: Término-a-Início; Início-a-Início e Término-a-Término.
OBS.: essa representação das atividades como uma barra e das relações de precedência como uma seta é conhecido como Método do Diagrama de Precedência (MDP), que é o mais utilizado.
O quarto e último tipo de relação de predecência é: Início-a-Término (IT).
Ela é utilizada, normalmente, quando há a necessidade de ser manter uma continuidade do trabalho, sem interrupção, pois a atividade sucessora será terminada somente após a antecessora ser iniciada.
Passo 3: Estimar os recursos
Este processo significa estimar o tipo e a quantidade dos recursos materiais, humanos e equipamentos que serão alocados em cada atividade.
É interessante notar que este processo está diretamente relacionado com o processo de Estimar o custo do projeto e, por isso, é desenvolvido praticamente junto.
Passo 4: Estimar a duração
Esta última etapa antes de obter o cronograma consiste em estimar a quantidade de esforço necessário para completar cada atividade. Geralmente, esta estimativa é realizada em períodos de trabalho (por exemplo, manhã ou tarde) ou em dias. Mesmo que depois seja transformado em horas.
Para ter uma estimativa realista de duração é muito recomendado que o Gerente do Projeto consulte o recurso (a pessoa) previsto para ser alocado na atividade, se possível.
Se você gostou desse artigo: compartilhe. É só clicar no botão mais abaixo. Também ficarei muito feliz em ouvir a sua opinião.
Abs e sucesso sempre!
WL
Ps:
Se você quiser citar esse artigo ou parte dele em seu trabalho acadêmico basta copiar a referência a seguir: RIBEIRO, Wankes L. Como elaborar um cronograma em 4 passos. Disponível em: http://www.wankesleandro.com/ Acesso em dd/mm/aaaa.
Comments