top of page

Canvas de Projeto: caso prático natalino


Canvas de projeto, caso prático, Prof. Wankes Leandro

Sempre achei legal nos filmes de Natal aquelas lareiras bonitas com chaminés por onde o Papai Noel entra para deixar os presentes. Meus filhos também acham legal.

Então eu pensei: que tal eu fazer uma lareira "mágica" com chaminé para o Papai Noel entrar aqui em casa e deixar os presentes?

Meus filhos acharam ótima a ideia!! Decidi tocar essa ideia pra frente como um Projeto e para isso usei um Canvas. Foi um Projeto super legal, colaborativo, que serviu ainda mais para entrarmos no clima do Natal.

 

Como vocês sabem, um Canvas de Projeto serve para conceber um projeto - colocar no papel qualquer ideia já na forma de um projeto. Isso é possível porque um Canvas responde a, basicamente, 6 perguntas:

  • Por quê?

  • O quê?

  • Quem?

  • Como?

  • Quando

  • Quanto?

Eu utilizei um Canvas que eu mesmo inventei e venho utilizando com sucesso nas minhas aulas e consultorias.

(obs.: o canvas que desenvolvi já vem com dicas de como preencher cada campo. Se você quiser baixá-lo é só clicar aqui. Você será encaminhado para o SlideShare onde é possível baixar a apresentação e imprimi-la.)

WL Canvas de Projeto, Prof. Wankes Leandro

Então, comecei a conversar com a minha esposa e filhos e fui preenchendo o Canvas.

O resultado final foi esse da figura abaixo.

Exemplo Canvas de Projeto, Prof. Wankes Leandro

Depois do Canvas elaborado, parti para a ação. Isto é, basicamente segui o Escopo e as Entregas, com as respectivas Datas.

O resultado é esse que vocês podem ver abaixo no slide show.

Como sempre, a utilização do Canvas foi 10! Permitiu ter uma visão geral do projeto, engajou e comprometeu as pessoas envolvidas (mesmo elas sendo crianças), legitimou o resultado alcançado e permitiu chegarmos um produto final melhor do que se fosse criação de uma única pessoa.


Espero que aproveitem essa dica.

Se você gostou desse Caso prático: compartilhe. É só clicar no botão mais abaixo.

Também ficarei muito feliz em ouvir a sua opinião.

Abs e sucesso sempre!

WL

Ps:

Se você quiser citar esse artigo ou parte dele em seu trabalho acadêmico basta copiar a referência a seguir: RIBEIRO, Wankes L. Canvas de projeto: caso prático natalino. Disponível em: http://www.wankesleandro.com/ Acesso em dd/mm/aaaa.


9.122 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page