top of page

Liderança Ágil: qual o ambiente ideal?


liderança, agil, agile, leadership, wankes leandro

Baseado na meus estudos sobre Soft Skills & Liderança identifiquei 3 características do ambiente que um Líder Ágil deve procurar desenvolver para alcançar resultados:

1o) A confiança é mais importante que as funções e papéis

A base de qualquer relacionamento saudável, produtivo e que gere benefícios para ambos é a confiança. A confiança é inclusive uma das bases do capitalismos. Nós não compramos um carro se não confiamos na montadora. Não voamos de avião se não confiamos na aeronave. Não contratamos o serviço de um profissional ou empresa se não confiamos... enfim, a confiança nos permite conectar, interagir, colaborar, alcançar resultados.

Infelizmente, ainda existem gestores que trabalham para minar a confiança entre os membros da equipe.

Em condições normais de temperatura e pressão as funções e papéis cumprem o seu papel, mas na hora que a temperatura e a pressão aumentam, e que é necessário à equipe superar uma crise ou um grande desafio, a confiança mostra o seu valor, permitindo e catalisando a colaboração entre os membros da equipe e a performance além das capacidades individuais.

2o) O comprometimento com a entrega tem como lastro a colaboração

E por falar em exceder as capacidade individuais: imagine que você está comprometido com alguma entrega...você faz o seu melhor; você se empenha mas, infelizmente, chegou no limite da sua capacidade. Você não sabe mais o que ou como fazer e ainda falta um pouco para conseguir fazer a tal entrega. Qual seria a solução para conseguir esse algo a mais e fazer a entrega? Exatamente: colaborando!!!

Somente pela colaboração conseguimos exceder as capacidades individuais. É pela colaboração que a famosa sinergia acontece. Ou seja, ao se comprometer com uma entrega, garanta também que o ambiente esteja propício para os membros da equipe colaborarem.

3o) O foco está na entrega de valor, mais do que na entrega de produtos ou serviços

Já virou até um jargão, ou buzzword, falar em foco na "entrega de valor". Para isso, pessoas quando vão interagir, por exemplo, com o cliente para descobrir qual é o valor esperado perguntam: O que você está precisando? ou Qual é a sua dor?

Essas perguntas levam a uma resposta focada na descrição do produto.

Por isso, o que eu recomendo é:

Para entregar valor pare de perguntar "O que você está precisando" e comece a perguntar "O que você está querendo alcançar?"

Essa pergunta sim, remete a descrição das razões pelas quais há o desejo por determinado produto/serviço. Esta é uma poderosa pergunta para levar a reflexão e ir além da mera descrição das características de um produto/serviço.

Por fim, como dica de ferramenta para ajudar a desenvolver um ambiente em que essas 3 características existam, recomendo a utilização do Canvas de Projeto (Canvas Project Design), especificamente o que desenvolvi com o Prof. Helber Vieira.

Toda equipe tem que fazer entregas e se organizar para ela. Ou seja, toda equipe tem que fazer projetos. Daí a minha dica do uso do Canvas de Projeto. Já conduzi centenas de sessões de Canvas e na maioria delas, cargos e funções foram esquecidos (característica 1); a colaboração e a sinergia foram as grandes molas propulsoras na concepção do projeto (característica 2); e a maior preocupação foi na concepção de um projeto que entregasse valor, mais do que entregar produtos ou serviços.

Você pode obter mais informações sobre o Canvas de Projeto (Canvas Project Design) clique aqui. #ficaadica

lider, ágil, ambiente, dicas, wankes leandro

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.

* Me siga nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn

* Siga minha hashtag #profwankesleandro

* Visite meu site: www.wankesleandro.com

234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page