top of page

Qual é a diferença entre Scrum Master e Agile Coach (atualizado com contribuição do Vitor Massari)


Diferença entre Scrum Master e Agile Coach, Prof Wankes Leandro

Com o crescimento da adoção das abordagens ágeis tem aumentado as discussões sobre as diferenças entre o Scrum Master e o Agile Coach.

Embora na prática haja bastante confusão, tem uma forma bem simples de distinguir esses profissionais: basta imaginar um jogo de futebol. Vamos lá!

Em qualquer time de futebol existe os membros do time e, entre esses membros, um deles é o Capitão, que tem o papel de motivar a equipe, de lembrar os colegas de seguirem o treinamento e as orientações do técnico; o Capitão desempenha o papel de lembrar os membros do time de seguirem as regras para não serem expulsos e, principalmente, direcionar a equipe para o resultado.

Este mesmo time de futebol tem um Técnico. Ele é responsável por treinar o time, por pesquisar no mercado novas técnicas e práticas para incorporar ao time, por trabalhar para mudar a mentalidade dos jogadores e por garantir que os jogadores tenham um ambiente e os especialistas necessários para performarem bem e cada vez melhor.

Você já deve ter entendido quem é quem, mas vamos lá: podemos dizer que o Scrum Master é o Capitão do Time e o Agile Coach é o Técnico do Time.

Com certeza, tem momentos que o Capitão do Time atua como Coach de um membro do time e até da equipe. Também é possível imaginar que o Técnico do time tem momentos em que fica lá na beirada do gramado gritando e atuando como Capitão do Time.

Os papéis do Agile Coach (técnico) e do Scrum Master (capitão) de fato de sobrepõe em algum momento, mas o escopo de atuação e a responsabilidade de cada um é bem clara. A atuação de ambos é (e deve ser) complementar.

Tabela diferença entre Scrum Master e Agile Coach, Prof Wankes Leandro

Dois pontos que eu acho bem interessantes destacar sobre o Agile Coach são:

  • ele pode desempenhar o papel de Agente de Mudança da cultura organizacional, atuando como catalisador da transformação de um modelo tradicional para um modelo mais ágil de gestão.

  • o Agile Coach atua exatamente no gap existente entre onde o time está hoje e onde ele deveria estar.

Sobre o Scrum Master, também destaco dois pontos:

  • se o time quer fazer algo, o Scrum Master estará lá (junto) para ajudar o time a realizar.

  • o Scrum Master não diz ao time o que ele deve fazer.

Por fim, reproduzo uma explicação do Vitor Massari, conhecido Agile Sith, sobre as diferenças entre esses dois profissionais: "Scrum Master é o coach do time. Ele quem deve atuar exatamente no gap existente entre onde o time está hoje e onde ele deveria estar. O Scrum Master não é um mero facilitador de cerimônias e auxiliar do time. O foco de um Agile Coach é mais abrangente pois ele auxilia desde papéis, artefatos, times (operação), até processos, fluxos, estruturas (tático), chegando em estratégia, métricas, objetivos (estratégico)."

Se gostou do artigo deixe aqui sua opinião e compartilhe.

* Me siga nas redes sociais LinkedIn e Facebook | Visite meu site: www.wankesleandro.com

1.454 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page