top of page

Os 8 Papéis de um Scrum Master


Este é o primeiro de dois artigos que abordarão os papéis e mal entendidos sobre o Scrum Master.

Neste Primeiro artigo abordarei os 8 principais papéis que um Scrum Master desempenha (ou pode desempenhar) em um projeto Scrum.

Por uma questão de ordem, chamo a atenção para que não haja confusão entre os papéis que um Scrum Master pode desempenhar (objeto desse artigo) com os Papéis do Scrum (Cliente, Dono do Produto, Scrum Master e Time Scrum).

No próximo e último artigo dessa pequena série, abordarei os 9 mal entendidos sobre o papel do Scrum Master.

Vamos lá...

 

Se você procurar no Google o que faz ou o que é um Scrum Master achará algo como: "Scrum Master é um facilitador do Time Ágil" ou "Scrum Master é o responsável por garantir que o Time viva e pratique os valores e as práticas ágeis" ... O fato é que um Scrum Master, independente da definição que você achar ou preferir, desempenha diversos papéis no contexto de um desenvolvimento Scrum. Após experiência prática, estudo e conversa com colegas especialistas, consegui identificar 8 papéis, conforme a figura abaixo.


Os 8 papéis de um Scrum Master - Prof. Wankes Leandro

  1. Líder Servidor quando foca nas necessidade dos membros da equipe e nas necessidades do cliente, tendo em mente que os resultados perseguidos devem estar alinhados com os valores e os princípios organizacionais, bem como com os objetivos de negócio.

  2. Coach quando realiza o coaching com um indivíduo com foco no modelo mental e no comportamento para a melhoria contínua e a organização, contribuindo verdadeiramente para o Time Scrum.

  3. Facilitador quando estabelece as condições e as fronteiras, nas quais o Time poderá colaborar.

  4. Professor quando garante que os Métodos Ágeis e outros métodos necessários são compreendidos e o time sabe coloca-los em prática.

  5. Mentor quando transfere para o Time sua experiência e conhecimento sobre métodos ágeis.

  6. Gerente quando gerencia obstáculos, elimina desperdícios, gerencia processos, gerencia a saúde e o bem-estar da equipe, gerencia as fronteiras da “auto-organização” do time e quando gerencia a cultura.

  7. Removedor de obstáculos quando soluciona questões que possam impedir ou impactar o progresso do time, levando em consideração o desenvolvimento da equipe e sua capacidade de auto-organização.

  8. Agente da Mudança quando cria uma cultura em que o Time Scrum pode crescer e se desenvolver.

Se você gostou desse artigo: compartilhe. É só clicar no botão mais abaixo. Também ficarei muito feliz em ouvir a sua opinião.


Abs e sucesso sempre!


WL


Ps:

Se você quiser citar esse artigo ou parte dele em seu trabalho acadêmico basta copiar a referência a seguir: RIBEIRO, Wankes L. Os 8 papéis de um Scrum Master. Disponível em: http://www.wankesleandro.com/ Acesso em dd/mm/aaaa.

940 visualizações0 comentário
bottom of page